terça-feira, 13 de setembro de 2011

6º encontro - Fundamentos teórico-metodológicos da educação popular em saúde

Objetivo: Identificar os fundamentos teórico-metodológicos da educação popular em saúde.

Descrição da experiência. O sexto encontro buscou identificar os fundamentos teórico-metodológicos da educação popular em saúde. Os estudantes foram estimulados a realizarem a leitura do texto “Pacientes Impacientes: Paulo Freire” (BRASIL, 2007) antes do encontro. As estratégias de ensino utilizadas foram: leitura individual; roda de conversa e trabalho em grupo com função simples. Os estudantes discutiram na roda diversas questões como: experiências da disciplina de Saúde Coletiva I (1º período); experiências pessoais; capacidade de escuta atenta; práxis; vínculo e responsabilização; capacidade de aprender com o outro; aprender a conviver; respeito à cultura e experiências dos indivíduos, famílias e comunidades; problematização no processo de educação em saúde; empoderamento da comunidade. Após a roda de conversa, os subgrupos elaboram as seguintes propostas de educação em saúde, na perspectiva da participação social: A1 - cenário: comunidade; público-alvo: adolescentes; abordagem: técnica de grupo caixinha de perguntas e roda de conversa; tema gerador: educação sexual. A2 - cenário: comunidade rural; público-alvo: peões; abordagem: técnica de grupo caixinha com espelho e história de vida; tema gerador: autocuidado. A3 - cenário: comunidade; público-alvo: idosos; abordagem: roda de conversa e trabalhos manuais; tema gerador: automedicação. A4 - cenário: comunidade; público-alvo: idosos; abordagem: roda de conversa; tema gerador: HIV e Aids. Os critérios de avaliação foram: a participação e a criatividade dos estudantes na apresentação das ideias.

Efeitos alcançados e recomendações: A roda de conversa mostrou-se uma excelente estratégia de ensino-aprendizagem, possibilitando a interação e a valorização dos conhecimentos e experiências dos educandos. Recomenda-se que a roda de conversa tenha um tema gerador para a troca de conhecimentos entre os participantes.

Referência:            

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de educação popular e saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.

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