terça-feira, 13 de setembro de 2011

7º encontro - Política Nacional de Promoção da Saúde

Objetivo: Identificar a legislação que regulamenta o Sistema Único de Saúde (SUS) e sua integração com as políticas de promoção da saúde.

Descrição da experiência. O sétimo encontro buscou identificar a legislação que regulamenta o SUS e sua integração com as políticas de promoção da saúde. Os estudantes foram estimulados a realizarem a leitura da Política Nacional de Promoção da Saúde (BRASIL, 2006) antes do encontro. Após a exposição dialogada da legislação do SUS e da Política Nacional de Promoção da Saúde, os subgrupos A1, A2, A3 e A4 empenharam-se na construção de mapas conceituais, referentes aos conteúdos trabalhados nos encontros (1º ao 7º). Segundo Anastasiou e Alves (2003) o mapa conceitual consiste na construção de um diagrama indicando a relação entre os conceitos pertinentes à estrutura do conteúdo, em uma perspectiva bidimensional e hierárquica. Os critérios de avaliação na construção dos mapas conceituais foram: conceitos claros; relações justificadas; riqueza de ideias; criatividade na organização e representatividade dos conteúdos trabalhados.

Efeitos alcançados e recomendações: O mapa conceitual buscou desenvolver as operações de pensamento de interpretação, classificação, crítica, organização de dados e resumo. Os estudantes demonstraram os conhecimentos apreendidos em todos os encontros, de forma criativa e reflexiva.









Referência:          

ANASTASIOU, L. G.; ALVES, L. P. Estratégias de Ensino. In: _____________. Processos de Ensinagem na Universidade. Joinville: UNIVILLE, 2003, cap. 3, p. 63-100.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Política nacional de promoção da saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário