sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Observação à realidade - grupo A2 (8º encontro)

Descrição da experiência. A observação à realidade buscou identificar as necessidades de idosos do Abrigo do Idoso do município de Catalão, Goiás, Brasil. Os estudantes elaboraram previamente instrumentos orientadores para coleta de dados e observação participante. Posteriormente, fizemos uma reunião para a discussão, e os estudantes relataram as suas percepções e sentimentos acerca do idoso. Referiram o acolhimento por parte dos idosos e cuidadores; a história de vida; o isolamento social e abandono familiar; a dificuldade de relacionamento entre os moradores; os problemas de saúde; as devoções e crendices. Destacaram a necessidade da escuta atenta e conhecimento da história de vida do idoso, valorizando os seus saberes e experiências. Em seguida, os estudantes fizeram a avaliação da performance na atividade.

Efeitos alcançados e recomendações: A observação à realidade proporcionou o desenvolvimento das habilidades de escuta atenciosa e acolhimento, por meio das relações de interação e subjetividade. Desta maneira, o processo de ensino-aprendizagem mobiliza os conhecimentos do educando a respeito dos saberes e a aplicabilidade das tecnologias em saúde, resultando num trabalho vivo em ato (MERHY et al., 2003).

Referência:

MERHY, E. E. et al. O trabalho em saúde: olhando e experienciando o SUS no cotidiano. São Paulo: Hucitec, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário