quarta-feira, 31 de agosto de 2011

5º encontro - Conferências Internacionais sobre Promoção da Saúde


Objetivo: Identificar as principais conferências internacionais que guiam as políticas de promoção da saúde no Brasil.

Descrição da experiência. O quinto encontro buscou identificar as principais conferências que guiam as políticas de promoção da saúde. Os estudantes foram estimulados a realizarem a leitura da referência “As Cartas da Promoção da Saúde” (BRASIL, 2002) antes do encontro. As estratégias de ensino utilizadas foram: a leitura e a discussão em grupos pequenos, com tarefa única. Os subgrupos deveriam responder a seguinte questão norteadora: “Quais são as contribuições das conferências internacionais para o desenvolvimento conceitual da promoção da saúde?” e construir o “Varal da Promoção da Saúde”. Para tanto, cada subgrupo (A1, A2, A3 e A4) estudou duas cartas da promoção da saúde. As conferências e cartas/declarações analisadas foram: Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde – Declaração de Alma-Ata (1978), I Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde – Carta de Ottawa (1986), II Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde – Declaração de Adelaide (1988), III Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde – Declaração de Sundsvall (1991), Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde – Declaração de Santafé de Bogotá (1992), IV Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde – Declaração de Jacarta (1997), V Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde – Declaração do México (2000) e VI Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde – Carta de Bangkok (2005). Posteriormente, os subgrupos construíram o “Varal da Promoção da Saúde” demonstrando de forma criativa as contribuições das Conferências. Os critérios de avaliação foram: a participação dos estudantes; a coerência, a criatividade e a síntese das ideias apresentadas.

Efeitos alcançados e recomendações: Os subgrupos realizaram as tarefas com atenção, reflexão e criatividade. Na apresentação do “Varal da Promoção da Saúde” os estudantes estabeleceram as relações entre as conferências, as leituras dos encontros anteriores e experiências prévias. Recomenda-se que o professor enriqueça a discussão e elabore a síntese final dos trabalhos.

Referências:          

A Carta de Bangkok para a Promoção da Saúde em um Mundo Globalizado. Net, 2005. Disponível em: <http://www.bvsde.ops-oms.org/bvsdeps/fulltext/cartabangkokpor.pdf>. Acesso em: 9 jan. 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. As Cartas da Promoção da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.


Nenhum comentário:

Postar um comentário