sábado, 27 de agosto de 2011

4º encontro - Retrospectiva histórica e práticas atuais da educação em saúde


Objetivo: Distinguir conceitos e práticas direcionadas à educação em saúde.

Descrição da experiência. O quarto encontro buscou distinguir conceitos e práticas direcionadas à educação em saúde. Os estudantes foram estimulados a realizarem a leitura dos textos “Educação em Saúde: aspectos históricos e conceituais” (REIS, 2006) e “Educação em Saúde: conhecimentos, representações sociais e experiência da doença” (GAZZINELLI; PENNA, 2006) antes do encontro. As estratégias de ensino utilizadas foram: a leitura e a discussão em grupos pequenos, com funções diversificadas. As funções foram distribuídas aos subgrupos A4 - Reconhecimento do texto; A2 - Relacionamento; A1 - Enriquecimento e A3 - Julgamento e Síntese (BORDENAVE; PEREIRA, 2008).  No grupo de Reconhecimento do texto os estudantes destacaram os pontos-chave e apresentaram as conclusões da análise. O grupo de Relacionamento buscou estabelecer as relações entre os conceitos e práticas direcionadas à educação em saúde apresentados pelos autores e as experiências prévias dos integrantes do grupo. O grupo de Enriquecimento apresentou novas ideais, enraizadas sempre no texto. O grupo de Julgamento e Síntese buscou apresentar a síntese das discussões feitas anteriormente. Os critérios de avaliação foram: a participação dos estudantes; a coerência e a síntese das ideias apresentadas.

Efeitos alcançados e recomendações: Os grupos que trabalharam de forma mais dinâmica e participativa demonstraram mais habilidade para interpretação, crítica e síntese. Recomenda-se que o educador assista de perto o trabalho dos grupos de discussão.

Referências:

BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Como incentivar a participação ativa dos alunos. In: __________________. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. 29 ed. Petropólis: Vozes, 2008, cap. 7, p. 133-181.

GAZZINELLI, M. F.; PENNA, C. Educação em Saúde: conhecimentos, representações sociais e experiência da doença. In: GAZZINELLI, M. F.; REIS, D. C.; MARQUES, R. C. (Orgs.). Educação em saúde: teoria, método e imaginação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006, p. 25-33.

REIS, D. C. Educação em Saúde: aspectos históricos e conceituais. In: GAZZINELLI, M. F.; REIS, D. C.; MARQUES, R. C. (Orgs.). Educação em saúde: teoria, método e imaginação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006, p. 19-24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário