sábado, 27 de agosto de 2011

3º encontro - Histórico, base conceitual e teórica do movimento de promoção da saúde


Objetivo: Identificar os fundamentos básicos da promoção da saúde.

Descrição da experiência. O terceiro encontro buscou identificar os fundamentos históricos, base conceitual e teórica do movimento de promoção da saúde. Os estudantes foram estimulados a realizarem a leitura dos textos “Uma Introdução ao Conceito de Promoção da Saúde” (BUSS, 2009) e “O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção” (CZERESNIA, 2009) antes do encontro, para que pudéssemos aprofundar as reflexões na sala de aula. As estratégias de ensino utilizadas foram: a exposição dialogada e o fórum. Segundo Anastasiou e Alves (2003) o fórum consiste em um espaço do tipo reunião em que todos participam do debate de determinado tema. Destacaram-se os seguintes pontos-chave no fórum da promoção da saúde: a intersetorialidade; as políticas públicas; a participação da comunidade; os determinantes sociais da saúde; o ambiente saudável; a qualidade de vida; o autocuidado; o equilíbrio ambiental; a valorização da cultura, da criação, da criatividade e da inovação; as conferências internacionais sobre a Promoção da Saúde; a conscientização e a mudança. Sobre a prevenção de doenças os estudantes abordaram as seguintes questões: o paradigma focado na doença; as ações dos profissionais de saúde e o modelo da história natural das doenças. Os critérios de avaliação foram: a participação dos estudantes debatedores e/ou como público; a habilidade de atenção e concentração; a síntese das ideias apresentadas e apresentação da síntese.

Efeitos alcançados e recomendações: Os estudantes que realizaram a leitura prévia das referências e/ou participaram ativamente da exposição dialogada apresentaram as ideias de forma mais clara e coerente possibilitando o desenvolvimento das seguintes operações de pensamento: busca de suposições, hipóteses, obtenção e organização de dados, interpretação, crítica e resumo.

Referências:

ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de Ensinagem. In: ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na universidade. Joinville: Editora Univille, 2003, cap. 3, p. 67-100.
 
BUSS, P. M. Uma Introdução ao Conceito de Promoção da Saúde. In: CZERESNIA, D.; FREITAS, C. M. (Orgs.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendência. 2 ed. Rio de Janeiro: editora Fiocruz, 2009, cap. 1, p. 19-42.

CZERESNIA, D. O Conceito de Saúde e a Diferença entre Prevenção e Promoção. In: CZERESNIA, D.; FREITAS, C. M. (Orgs.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendência. 2 ed. Rio de Janeiro: editora Fiocruz, 2009, cap. 2, p. 43-57.

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