sábado, 27 de agosto de 2011

2º encontro - Concepções de Promoção da Saúde

Objetivo: Identificar e analisar as concepções de promoção da saúde dos estudantes (2º período do Curso de Enfermagem).

Caracterização do problema. A utilização da metodologia da problematização na construção das disciplinas de Promoção da Saúde e Tecnologias da Educação em Saúde busca desenvolver no educando saberes e fazeres voltados à observação, análise, avaliação e compreensão a partir de aspectos significativos da realidade. Para tanto, o conhecimento prévio do educando deve ser considerado e tomado como ponto de partida no processo de ensino-aprendizagem.

Descrição da experiência. O segundo encontro buscou identificar e analisar as concepções de promoção da saúde dos educandos por meio da dramatização. Segundo Anastasiou e Alves (2003) a estratégia de dramatização pode conter explicitação de ideias, conceitos e argumentos. Utilizada nos momentos de mobilização incentiva o “mergulho” na realidade. Na preparação das representações teatrais os educandos elaboraram concepções individuais de Promoção da Saúde e, posteriormente, as reconstruíram nos grupos de trabalho (GT’s). Os núcleos de sentido identificados nas concepções e dramatizações foram: aproximação do indivíduo e comunidade; conhecimento da realidade; melhoria das condições de vida e trabalho; conscientização da comunidade; humanização; mudanças de comportamentos; processo saúde-doença; bem estar físico e mental; autocuidado; vida saudável; entre outros. Os temas das dramatizações foram: grupo A1 - distúrbios alimentares entre adolescentes; grupo A2 - doutores da alegria em uma unidade pediátrica; grupo A3 - ambiente de trabalho saudável e grupo A4 - saúde bucal voltada a escolares. A avaliação das apresentações foi realizada pela professora e pelos colegas. Os critérios de avaliação foram: clareza e coerência na apresentação; criatividade e espontaneidade.

Efeitos alcançados e recomendações: A estratégia de dramatização possibilitou nos educandos o desenvolvimento das operações mentais de decisão; interpretação; crítica; comparação; comunicação; imaginação; trabalho em equipe; entre outras. O segundo encontro permitiu a identificação e análise das concepções de Promoção da Saúde dos educandos, assim como a abertura ao diálogo educador-educando e a integração entre as disciplinas de Promoção da Saúde e Tecnologias da Educação em Saúde. O papel do educador neste processo deve ser de mediação, articulando os saberes, conhecimentos e experiências.

Referência:
ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de Ensinagem. In: ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na universidade. Joinville: Editora Univille, 2003, cap. 3, p. 67-100.

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